FACETAS DE PORCELANA
Tratamentos
As facetas de porcelana ou laminados cerâmicos ``lente de contato``são capas de porcelana finas personalizadas que  são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. 

facetas de porcelana fotoAs facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando a autoconfiança e auto-estima, já que podem branquear os dentes escurecidos e manchados; corrigir a dentição torta, sem o uso de aparelho; fechar diademas, espaços abertos entre os dentes; consertar dentes quebrados e imperfeitos; aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, dando mais harmonia para o sorriso e deixando a pessoa com aparência mais atraente e jovial.  

A qualidade estética de facetas em porcelana é excelente mesmo quando comparadas com dentes naturais, sendo, muitas vezes, impossível de diferenciar as facetas em porcelana dos dentes naturais.

Por serem extremamente bonitas e rápidas de confeccionar, as facetas em porcelana ganharam destaque nos sorrisos dos famosos. As facetas são o segredo que vemos por trás dos sorrisos arrebatadores e extra-brancos dos artistas de cinema, das revistas e televisão.

facetas de porcelana fotoA decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:
  • da necessidade estética;
  • melhora da função mastigatória;
  • expectativa do paciente;
  • integridade da estrutura dentária remanescente;
  • durabilidade.
 

 

VANTAGENS:

  • Rapidez no tratamento;
  • Preservação da estrutura dos dentes sadios, ou seja, pouco desgaste dos dentes;
  • Estabilidade de cor (não escurecem com o tempo e não alteram a sua cor);
  • Resultados rápidos e efetivos;
  • Dificulta a adesão da placa bacteriana;
  • São muito resistentes e não sofrem desgastes com o tempo;
  • Proporcionam excelente resultado estético;
 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE FACETAS EM PORCELANA


 

1 - O QUE SÃO FACETAS DE PORCELANA DO TIPO "LENTE DE CONTATO" ?

Esse tipo de faceta em porcelana exige o mínimo ou nenhum desgaste nos dentes envolvidos. É muito bem indicada em casos onde o paciente está insatisfeito com o tamanho, forma e posição dos seus dentes. As lentes de contato dentais não podem ser utilizadas em casos de alterações de cor, pois sua espessura extremamente fina entre 0,2 a 0,5mm não é o suficiente para esconder o fundo escurecido. E em dentes vestibularizados (posicionados pra fora ou frente do arco dentário) que necessitam de um desgaste maior.
 


2 - COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O procedimento estético bucal começa com fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde é realizado um planejamento digital. O projeto estético e as modificações são passadas para o nosso laboratório de prótese que sao transferidas para o modelo de gesso do paciente através do enceramento diagnostico, permitindo a confecção do mock-up (um ensaio restaurador ou test -drive prévio de como ficarão os dentes). Apos a aprovação do mock-up pelo paciente, inicia as fases de preparo, moldagens, provisórios e a confecção das facetas de porcelana ou lentes de contato dental.
 
 

3 - COMO AS FACETAS SÃO COLOCADAS? 

O dentista prepara o dente fazendo um pequeno desgaste no esmalte dentário para permitir a colocação das lâminas ou nas situações de lentes de contato dental nem haverá a necessidade de desgaste dental. Em seguida, E é realizado o molde dos dentes e o envia a um laboratório de prótese. A faceta é feita de modo individual e personalizada para adaptar perfeitamente em cada dente a receber o tratamento. A faceta é colada ao dente com cimento resinoso e sistemas adesivos de ultima geração.
 
 

4- COMO SE REALIZA A LIMPEZA DAS FACETAS DENTÁRIAS?

A limpeza das facetas deve ser feita como a dos seus próprios dentes. O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia com um creme dental com flúor ajudam a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e problemas gengivais. Aconselha a evitar cremes dentais com bicarbonato ou abrasivos e profilaxia com jato de bicarbonato pois provocara abrasão na superfície cerâmica podendo essa perder o brilho. Consulte seu dentista e peça a ele que recomende produtos de higiene bucal que ajudam a manter a durabilidade das restaurações dentárias.
 


5 - FAZER FACETAS DE PORCELANA ENFRAQUECE OS DENTES?

Quando feitas de acordo com as mais modernas técnicas de preparo, o desgaste é mínimo ou inexistente, assim as facetas em porcelana garantem uma resistência próxima do dente completamente íntegro.
 


6 - TENHO UM DENTE ESCURECIDO, FIZ CLAREAMENTO DENTAL MAS ELE NÃO CLAREOU, POSSO FAZER FACETAS EM PORCELANA?

Esse é o caso perfeito para facetas em porcelana. Dentes escurecidos que não obtiveram sucesso com o clareamento dental devem receber facetas em porcelana para mascarar o fundo escurecido e devolver a naturalidade de um dente natural.
 


7 - TENHO DENTES TORTOS E NÃO QUERO USAR APARELHO, O QUE FAÇO?

Facetas em porcelana são uma ótima alternativa na correção de posição de dentes. Dependendo do posicionamento dos dentes, o desgaste pode ser maior ou menor do que o desgaste convencional. Hoje, contamos com as facetas em porcelana minimamente invasivas, ou seja, muitas vezes nem é preciso desgastar os dentes para sua instalação.
 


8 - AS FACETAS DE PORCELANA E LENTES DE CONTATO DENTAL SÃO RESISTENTES?

Com a evolução das porcelanas e dos processos de confecção, a resistência é bastante satisfatória, sendo muito similar aos dentes naturais. É importante lembrar que vai depender muito do dentista e do protético que irá realizar o trabalho. A porcelana é como um vidro, tendo boa sustentação e espessura correta (dadas pelo correto preparo), e sendo confeccionada com material de qualidade, ela terá uma longevidade de muitos anos.
 
 

9 - AS FACETAS DE PORCELANA E LENTES DE CONTATO DENTAL SOLTAM-SE FACILMENTE?

As facetas não se soltam desde que seja realizada uma boa técnica de  cimentação. A faceta é "colada" com cimento resinoso e sistemas adesivos de ultima geração.
 


10 - QUANTO TEMPO DURAM AS FACETAS DE PORCELANA?

A duração de qualquer prótese em porcelana depende muito de como é a vida do paciente. Assim como um carro, a forma como utilizamos nossa boca reflete diretamente na longevidade das mesmas. Hábitos como fumar, ingestão de ácidos (refrigerantes, suco de limão, etc) e parafunções (bruxismo) podem diminuir drasticamente a vida útil das facetas em porcelana. Estudos mostram que o sucesso das facetas em porcelana gira em torno de 98,8% nos primeiros 6 anos, 93% em 11 anos e 91% em 13 anos. Vale lembrar que esse tempo pode ser prolongado ou diminuído de acordo com os fatores citados acima.
 


11 - QUAL É MELHOR: FACETAS EM PORCELANA OU FACETAS EM RESINA?

Depende do caso. Tudo é muito relativo quando falamos de desempenho de próteses em porcelana. As facetas em porcelana são mais estéticas (trabalha melhor a reflexão e transmissão da luz) e não alteram sua cor com o passar do tempo. Por outro lado, as facetas são feitas em laboratório de prótese e seu custo é mais elevado. Já as facetas de resina são confeccionada em consultório em apenas 1 sessão, sua qualidade estética é um pouco inferior e sua cor muda depois de alguns anos pela incorporação de pigmentos na superfície da resina. Cada caso exige um tipo de planejamento. Então, quando perguntamos “o que é facetas em porcelana?” e se elas são melhores que outros tipos de tratamento como as facetas em resina, devemos conversar com nosso dentista e ver qual é a melhor opção para sua boca.