LENTES DE CONTATO DENTAL
Tratamentos
As Lentes de Contato Dental ou laminados cerâmicos são capas de porcelana finas personalizadas que  são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. A lente de contato dental é um tipo de faceta de porcelana extra fina, com espessura de 0,2 a 0,5 mm, também conhecidos como laminados cerâmicos. 

As Lentes de Contato Dental de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando a autoconfiança e auto-estima, já que podem branquear os dentes escurecidos e manchados; corrigir a dentição torta, sem o uso de aparelho; fechar diademas, espaços abertos entre os dentes; consertar dentes quebrados e imperfeitos; aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, dando mais harmonia para o sorriso e deixando a pessoa com aparência mais atraente e jovial.  

A qualidade estética de facetas em porcelana é excelente mesmo quando comparadas com dentes naturais, sendo, muitas vezes, impossível de diferenciar as facetas em porcelana dos dentes naturais.

Por serem extremamente bonitas e rápidas de confeccionar, as facetas em porcelana ganharam destaque nos sorrisos dos famosos. As facetas são o segredo que vemos por trás dos sorrisos arrebatadores e extra-brancos dos artistas de cinema, das revistas e televisão.

A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

    •    da necessidade estética;

    •    melhora da função mastigatória;

    •    expectativa do paciente;

    •    integridade da estrutura dentária remanescente;

    •    durabilidade.

VANTAGENS:

    •    Rapidez no tratamento;

    •    Preservação da estrutura dos dentes sadios, ou seja, pouco desgaste dos dentes;

    •    Estabilidade de cor (não escurecem com o tempo e não alteram a sua cor);

    •    Resultados rápidos e efetivos;

    •    Dificulta a adesão da placa bacteriana;

    •    São muito resistentes e não sofrem desgastes com o tempo;

    •    Proporcionam excelente resultado estético;
 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LENTE DE CONTATO DENTAL

1 - O QUE SÃO FACETAS DE PORCELANA DO TIPO "LENTE DE CONTATO" ?

Esse tipo de faceta em porcelana exige o mínimo ou nenhum desgaste nos dentes envolvidos. É muito bem indicada em casos onde o paciente está insatisfeito com o tamanho, forma e posição dos seus dentes. As lentes de contato dentais não podem ser utilizadas em casos de alterações de cor, pois sua espessura extremamente fina entre 0,2 a 0,5mm não é o suficiente para esconder o fundo escurecido. E em dentes vestibularizados (posicionados pra fora ou frente do arco dentário) que necessitam de um desgaste maior.

2 - COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O procedimento estético bucal começa com fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde é realizado um planejamento digital. O projeto estético e as modificações são passadas para o nosso laboratório de prótese que sao transferidas para o modelo de gesso do paciente através do enceramento diagnostico, permitindo a confecção do mock-up (um ensaio restaurador ou test -drive prévio de como ficarão os dentes). Apos a aprovação do mock-up pelo paciente, inicia as fases de preparo, moldagens, provisórios e a confecção das facetas de porcelana ou lentes de contato dental.

3 - COMO AS FACETAS SÃO COLOCADAS? 

O dentista prepara o dente fazendo um pequeno desgaste no esmalte dentário para permitir a colocação das lâminas ou nas situações de lentes de contato dental nem haverá a necessidade de desgaste dental. Em seguida, E é realizado o molde dos dentes e o envia a um laboratório de prótese. A faceta é feita de modo individual e personalizada para adaptar perfeitamente em cada dente a receber o tratamento. A faceta é colada ao dente com cimento resinoso e sistemas adesivos de ultima geração.

4- COMO SE REALIZA A LIMPEZA DAS FACETAS DENTÁRIAS?

A limpeza das facetas deve ser feita como a dos seus próprios dentes. O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia com um creme dental com flúor ajudam a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e problemas gengivais. Aconselha a evitar cremes dentais com bicarbonato ou abrasivos e profilaxia com jato de bicarbonato pois provocara abrasão na superfície cerâmica podendo essa perder o brilho. Consulte seu dentista e peça a ele que recomende produtos de higiene bucal que ajudam a manter a durabilidade das restaurações dentárias.

5 - FAZER FACETAS DE PORCELANA ENFRAQUECE OS DENTES?

Quando feitas de acordo com as mais modernas técnicas de preparo, o desgaste é mínimo ou inexistente, assim as facetas em porcelana garantem uma resistência próxima do dente completamente íntegro.

6 - TENHO UM DENTE ESCURECIDO, FIZ CLAREAMENTO DENTAL MAS ELE NÃO CLAREOU, POSSO FAZER FACETAS EM PORCELANA?

Esse é o caso perfeito para facetas em porcelana. Dentes escurecidos que não obtiveram sucesso com o clareamento dental devem receber facetas em porcelana para mascarar o fundo escurecido e devolver a naturalidade de um dente natural.

7 - TENHO DENTES TORTOS E NÃO QUERO USAR APARELHO, O QUE FAÇO?

Facetas em porcelana são uma ótima alternativa na correção de posição de dentes. Dependendo do posicionamento dos dentes, o desgaste pode ser maior ou menor do que o desgaste convencional. Hoje, contamos com as facetas em porcelana minimamente invasivas, ou seja, muitas vezes nem é preciso desgastar os dentes para sua instalação.

8 - AS FACETAS DE PORCELANA E LENTES DE CONTATO DENTAL SÃO RESISTENTES?

Com a evolução das porcelanas e dos processos de confecção, a resistência é bastante satisfatória, sendo muito similar aos dentes naturais. É importante lembrar que vai depender muito do dentista e do protético que irá realizar o trabalho. A porcelana é como um vidro, tendo boa sustentação e espessura correta (dadas pelo correto preparo), e sendo confeccionada com material de qualidade, ela terá uma longevidade de muitos anos.

9 - AS FACETAS DE PORCELANA E LENTES DE CONTATO DENTAL SOLTAM-SE FACILMENTE?

As facetas não se soltam desde que seja realizada uma boa técnica de  cimentação. A faceta é "colada" com cimento resinoso e sistemas adesivos de ultima geração.

10 - QUANTO TEMPO DURAM AS FACETAS DE PORCELANA?

A duração de qualquer prótese em porcelana depende muito de como é a vida do paciente. Assim como um carro, a forma como utilizamos nossa boca reflete diretamente na longevidade das mesmas. Hábitos como fumar, ingestão de ácidos (refrigerantes, suco de limão, etc) e parafunções (bruxismo) podem diminuir drasticamente a vida útil das facetas em porcelana. Estudos mostram que o sucesso das facetas em porcelana gira em torno de 98,8% nos primeiros 6 anos, 93% em 11 anos e 91% em 13 anos. Vale lembrar que esse tempo pode ser prolongado ou diminuído de acordo com os fatores citados acima.

11 - QUAL É MELHOR: FACETAS EM PORCELANA OU FACETAS EM RESINA?

Depende do caso. Tudo é muito relativo quando falamos de desempenho de próteses em porcelana. As facetas em porcelana são mais estéticas (trabalha melhor a reflexão e transmissão da luz) e não alteram sua cor com o passar do tempo. Por outro lado, as facetas são feitas em laboratório de prótese e seu custo é mais elevado. Já as facetas de resina são confeccionada em consultório em apenas 1 sessão, sua qualidade estética é um pouco inferior e sua cor muda depois de alguns anos pela incorporação de pigmentos na superfície da resina. Cada caso exige um tipo de planejamento. Então, quando perguntamos “o que é facetas em porcelana?” e se elas são melhores que outros tipos de tratamento como as facetas em resina, devemos conversar com nosso dentista e ver qual é a melhor opção para sua boca.