CLAREAMENTO DENTAL
Tratamentos
clareamento dental foto

A ciência já comprovou que sorrir traz muitos benefícios para a saúde humana. Portanto, devemos amizades e transmitimos bons sentimentos à nossa volta. Mas se o seu sorriso não está muito bem cuidado, o ato de sorrir pode tornar-se um constrangimento. Se isso ocorre com você, faça um CLAREAMENTO DENTAL. É um tratamento estético rápido e com preços acessíveis. Em média, são necessários apenas 15 dcultivar o hábito de sorrir, afinal assim somos mais felizes, atraímos ias para finalizar o tratamento e o resultado é imediato. Pode ser feito em pacientes a partir dos 14 anos, após a avaliação de um profissional.

Um sorriso bonito e mais branco aumenta a auto-estima, faz bem à saúde e, segundo pesquisas, até rejuvenesce. SORRIA SEMPRE!

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje.

Seja nos grandes centros urbanos ou nas pequenas cidades, é cada vez mais comum observar-se academias e clínicas de estética cada vez mais lotadas.

Dentro deste contexto, é natural que a odontologia esteja preparada para atender aos desejos estéticos da população em geral.

Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético.

Nessa perspectiva, o branqueamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.
 
 

PERGUNTAS SOBRE CLAREAMENTO DENTAL:

Que fatores influem na cor dos meus dentes?
 
Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo. A cor natural de seus dentes também pode ser afetada por diversos fatores. Manchas na superfície (chamadas pelos dentistas de manchas extrínsecas) e descoloração podem ser causadas por:
  • Tabaco (tanto fumado como mastigado);
  • Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;
  • Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras;
  • Acúmulo de depósitos de tártaro resultantes da placa que endureceu. Manchas internas (chamadas pelos dentistas de manchas intrínsecas)
  • Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes;
  • Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo de envelhecimento;
  • Trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe a cor marrom, cinza ou preta;
  • Ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.
     

 

POR QUE REALIZAR ESSE TRATAMENTO?

O clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de vários fatores. Serve também simplesmente para promover um branqueamento dos dentes originalmente mais escurecidos.

A utilização de agentes clareadores nos dentes já ultrapassa um século, e com o desenvolvimento de novos materiais, tem se mostrado um meio cada vez mais eficaz e seguro de se obter uma estética dental satisfatória.
 
 

COMO SERÁ FEITO O TRATAMENTO

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

Clareamento Caseiro: a maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.

Clareamento realizado no consultório: o dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante bem mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que irão promover uma intensificação do clareamento. Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas uma sessão.
 


QUALQUER PESSOA PODE FAZER CLAREAMENTO DENTARIO?

 Sim! Basicamente não existe limitação definitiva para o clareamento dentário. Deve-se evitar o branqueamento em gestantes, pessoas com câncer bucal ou irradiadas em região de cabeça e pescoço, crianças que não tiveram a completa formação de seus dentes e pessoas alérgicas a peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
 


O CLAREAMENTO DENTARIO ENFRAQUECE OS DENTES?

 Não. Isso é um mito. O dente sofre mudanças temporárias em sua superfície, mas, ao final do tratamento, isso é revertido com a ajuda de flúor.
 


EU FUMO, GOSTO DE TOMAR CAFÉ/VINHO E MINHA DIETA TEM MUITO CORANTE. POSSO FAZER CLAREAMENTO DENTARIO?

Sim! Outro mito é o relacionado com os corantes. Existem muitas pesquisas mostrando que o efeito desses corantes não é o suficiente para alterar o resultado de um clareamento dental durante o período que o mesmo está sendo feito. Lógico, como já é esperado, pessoas que ingerem mais corantes escureceram seus dentes mais rápido do que o normal. Caso isso aconteça, é só fazer o retoque do clareamento.
 


CLAREAMENTO DENTAL CAUSA CÂNCER?

 Não. Isso foi uma “ propaganda” completamente infundada, sem embasamento científico algum, divulgada na mídia. Seria necessária uma quantidade enorme de peróxido de hidrogênio para que houvesse um risco potencial no desenvolvimento de câncer.
 


DEPOIS DE CLAREADO O DENTE VOLTA A ESCURECER?

 Sim. Mas isso demora em torno de 1.5 – 2.5 anos para acontecer. Quando acontece, podemos retocar o clareamento sem problema algum.