BOTOX EM ODONTOLOGIA
Tratamentos

Uso da Toxina Botulínica (BOTOX) na Odontologia

O dentista pode fazer uso da toxina botulínica?
 

Sim, de acordo com a resolução CFO-112/2011, Baixa normas sobre a utilização do uso da toxina botulínica e ácido hialurônico. Resolve: Art. 2º. Proibir o uso da toxina botulínica para fins exclusivamente estéticos e permitir para uso terapêutico em procedimentos odontológicos.

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox que é o nome comercial mais popular, se tornou um excelente meio auxiliar no tratamento odontológico. Tem sua ação mais ampla e divulgada na dermatologia/estética, mas após pesquisas científicas e estudos de caso, foram avaliados os grandes benefícios do botox utilizado pelo cirurgião dentista na sua área de atuação. Para melhor compreensão citamos algumas situações em que a toxina pode ser administrada com excelentes resultados:
  • Disfunções e dores na articulação têmporo-mandibular;
  • Apertamento dental;
  • Bruxismo (ranger de dentes);
  • Dores de cabeça de origem dentária (parafunção);
  • Sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva).
 

Disfunções articulares (DTM)

Quantos já não buscaram uma consulta com o cirurgião dentista por sentir uma dor na articulação que fica próxima ao ouvido, ou por ouvir algum estalo ou desconforto durante a mastigação? A toxina é um meio auxiliar com fins terapêuticos e resultado satisfatório nestes casos e na maioria das vezes dispensa o uso da placa de relaxamento para dormir.
 

Bruxismo e Apertamento Dental

Quem não passa por estresse no seu dia a dia? Grande parte das pessoas erroneamente descarrega sua tensão através dessas duas atividades que causam grandes prejuízos dentários, musculares e ósseos. A toxina tem uma importante ação para bloqueio desses hábitos excessivos.

Dores

A toxina age diminuindo a hiperatividade muscular, reduzindo a contração inconsciente que gera dor.


Sorriso Gengival

Isso ocorre quando no momento do sorriso você demonstra mais de 3mm de gengiva. Esta exposição excessiva da gengiva se chama sorriso gengival e traz um grande desconforto estético para quem o possui. A toxina controla a quantidade que o lábio sobe durante o sorriso trazendo suavidade e delicadeza ao sorriso. A aplicação é rápida e simples, desde que feita por um profissional capacitado para tal procedimento.


Mais Dúvidas?

Agende uma consulta conosco. Será um prazer esclarecê-las pessoalmente.